media

Algas desidratadas


As algas desidratadas aumentam consideravelmente o seu peso quando hidratadas (entre 4 a 10 vezes mais dependendo do tipo de alga em questão) o que requer a sua atenção. Quando se cozinham em sopas e guisados pode-se optar por colocá-las diretamente no recipiente pois vão hidratar ao mesmo tempo que se cozinham, no entanto aconselhamos antes a passá-las rapidamente por água. Nota importante: as manchas brancas que podem aparecer nas algas desidratadas não são bolor nem mofo, mas sim os seus próprios sais que emergem à superfície e que actuam precisamente como conservante natural.     

Quando são hidratadas deve-se utilizar agua fria e aguardar o tempo necessário para cada espécie. Se pretender intensificar o sabor à alga pode utilizar a água da hidratação nos seus cozinhados. No quadro abaixo encontra algumas das algas mais utilizadas e os respetivos tempos de hidratação aconselhados.

 

Alga

Tempo de hidratação (minutos)

Wakame

10 m

Esparguete do Mar

10 m

Kombu

10 m

Musgo Irlandês

5 m

Nori

5 m

Alface do Mar

5 m

Dulse

5 m

 

Algas em pó

 

São algas desidratadas moídas que se podem utilizar diretamente nos seus cozinhados nomeadamente adicionando-as ao pão ralado, à farinha de cereais, a massas de pão ou massas folhadas, na preparação de cremes, geleias, compotas, gelados, biscoitos, bolachas, molhos e maioneses, ou simplesmente utilizando-as como uma especiaria para dar sabor aos seus cozinhados.

Comments: 0

No comments

Leave a Reply

Your email address cannot be published. Required fields are marked*